A temperatura do azeite para degustação é 28°C. Esta é uma temperatura que permite a volatilidade (evaporação) dos compostos aromáticos num líquido denso e oleoso, embora a chamada temperatura ambiente de 18° a 22°C seja também apropriada.
O azeite é testado, usando as mesmas operações analíticas processadas para outros produtos líquidos tais como o vinho. Cada amostra é colocada num copo diferente, coberta, cheirada e provada. Entre cada degustação, é necessário comer uma fatia de maçã e beber um gole de água para se livrar do gosto da amostra anterior.
A sessão de degustação segue estas fases: análise visual, análise olfactiva, análise gustativa, análise táctil e uma análise de balanço/harmonia.
2 comments:
Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.
Confesso q so comecei a gostar de azeite na comida depois q vim para Portugal. Agoa ja ate substituo o oleo pelo azeite quando preparo qualquer comida, e alem disso, é mais saudavel.
Lembre-se, Goias lol.
Post a Comment